Segurança patrimonial
A segurança patrimonial é o conjunto de atividades do ramo da segurança que tem como objetivo prevenir e reduzir perdas patrimoniais em uma determinada organização.
Atividades e Tarefas
É considerada estratégica em determinadas situações, já que as perdas patrimoniais podem cessar as atividades da empresa. Seu valor na cadeia estratégica aumenta de acordo com o valor agregado do produto final comercializado pela empresa.
As tarefas de um processo de segurança patrimonial mais comuns são:
- controle de acessos (pedestres, mercadorias e veículos);
- controle de materiais e estoque;
- prevenção de furtos e roubos;
- vigilância ostensiva;
a atividade de segurança patrimonial visa controlar riscos ao patrimônio da entidade e à integridade física das pessoas.
Qual o papel do segurança patrimonial?
O Vigilante Patrimonial é o profissional responsável por zelar pela guarda do patrimônio exercendo a vigilância da obra. Um Vigilante Patrimonial irá promover e preservar a segurança dos clientes, colaboradores, acompanhando a entrada e a saída de visitantes nas empresas.
Qual a diferença entre segurança privada e patrimonial?
Para resumir, a segurança patrimonial é um conjunto de medidas e práticas e a vigilância patrimonial é a atividade exercida para a proteção. Ambas fazem parte de um plano de segurança privada, juntas são uma forte arma na prevenção de ocorrências criminosas.
Qual é a função de um agente patrimonial?
O que o Agente Patrimonial faz? Vigia dependências e áreas públicas e privadas com a finalidade de prevenir, controlar e combater delitos como porte ilícito de armas e munições e outras irregularidades. Zela pela segurança das pessoas, do patrimônio e pelo cumprimento das leis e regulamentos.